7 Dicas – Como deixar sua banda larga turbinada – VoaTelecom melhor velocidade em internet banda larga do vale dos sinos

7 Dicas – Como deixar sua banda larga turbinada

banda-larga-empresarial-o-que-pode-deixar-la-lenta
Banda Larga Empresarial – O que pode deixar a sua banda larga lenta
26 de abril de 2017
recursos-da-internet-por-que-deixar-os-dados-de-sua-empresa-na-nuvem
Recursos da Internet: Por que deixar os dados de sua empresa na nuvem?
2 de maio de 2017
Exibir tudo

7 Dicas – Como deixar sua banda larga turbinada

dicas-para-deixar-sua-banda-larga-turbinada

Ainda que possua um serviço bom de banda larga, nem todos os usuários conseguem navegar rápido na internet. Pode ser um problema causado pela posição do roteador ou pela sua configuração, talvez até um programa desatualizado no computador. Baseado nesse problema, separamos aqui algumas dicas que vão ajudar você a lidar com a perda de velocidade da internet. Confira!

Teste a velocidade de internet

É a primeira coisa a ser feita quando adquire a banda larga ou, pelo menos, identifica problemas de conexão e velocidade. Você pode realizar o teste de velocidade de internet em sites como Velocímetro e o Teste sua Velocidade. Através deles, é possível saber a velocidade de download e upload fornecidas pela internet.

Reposicionamento do roteador

Embora não atrapalhe diretamente a internet, o roteador sem fio pode fazer os usuários terem uma internet mais lenta. Essa lentidão ocorre dependendo da posição do roteador, afetando a distribuição para os usuários. É recomendado colocar o roteador na região central da residência. De preferência, em um local elevado. Paredes e portas fechadas dos cômodos atrapalham a transmissão de dados de uma rede sem fio. Por isso, pense bem onde posicionar seu roteador.

 

Coloque senha no seu roteador

Se você não utiliza senha no seu roteador, corre o risco de outras pessoas utilizarem de sua conexão, sem seu conhecimento – por conta de outros mecanismos de wi-fi que captam a frequência aberta. E quanto mais pessoas usam, mais lenta fica a velocidade de internet. Por isso, é recomendado colocar uma senha na sua conexão e distribui-la apenas para frequentadores da residência.

Atualize o navegador de internet

Os desenvolvedores de browsers constantemente atualizam os navegadores para garantir maior velocidade de internet para os usuários. Por isso, é sempre bom manter os navegadores em seu computador atualizados, garantindo a velocidade de internet. Mesmo que você utilize um mais dos que os outros, é bom atualizar todos os instalados ou então manter apenas o que você mais utiliza, instalado no computador.

Limpe o histórico e cache do navegador

Ao acessar um site de internet, o computador armazena os arquivos da página acessada. Isso acontece para que o computador acesse novamente o mesmo site sem precisar baixar os dados novamente.

Quanto mais informações no cache, mais rápido o site carrega; porém, informações demais armazenadas podem fazer com que a navegação fique mais lenta. Por causa disso, é bom realizar uma limpeza do cache de vez em quando.

Monitore as aplicações instaladas

Quando precisa baixar um arquivo grande demais, verifique se existem outros aplicativos utilizando a internet no momento. Aplicativos de atualização são os que mais costumam utilizar a internet sem percebermos. Nesse caso, você pode aguardar todas as atualizações terminarem antes de efetuar o download ou realizar a atualização em outro momento, de preferência fora do pico de utilização de internet.

Evite horário de pico

Na internet, existem horários com maior tráfego de utilização. Isso causa um congestionamento na rede, fazendo com que a internet fique lenta. A internet é mais utilizada durante o horário comercial, então as melhores velocidades ocorrem após as 18 horas, quando as pessoas geralmente voltam do trabalho.

 

Seguindo esses passos simples você conseguirá garantir que sua internet seja mais rápida, utilizando-a em seu máximo.

Gostou de nosso artigo sobre velocidade de internet? Deixe um comentário, queremos saber sua opinião!

 

Os comentários estão encerrados.