Internet Banda Larga – O que isto quer dizer? – VoaTelecom melhor velocidade em internet banda larga do vale dos sinos
fibra-optica-voa-telecom-internet-banda-larga
Internet banda larga: Qual é a melhor tecnologia?
4 de novembro de 2016
Exibir tudo

Internet Banda Larga – O que isto quer dizer?

Conforme a tecnologia foi crescendo e a era da informação passando a tomar conta de nossas vidas, o termo internet se tornou cada vez mais popular. Hoje, todo mundo fala nela e praticamente todos nós precisamos de uma conexão para trabalhar, fazer pesquisas, nos comunicarmos ou até mesmo para entretenimento.

No entanto, apesar de comum, o conceito de internet ainda traz muitas dúvidas para quem ouve expressões como “internet banda larga”, por exemplo.

Afinal, qual a diferença entre isto e outros modelos de internet? Internet banda larga e só “internet” é tudo a mesma coisa?

A falta de transparência de algumas empresas que fornecem o serviço – intencionalmente ou não – pode dificultar a escolha e o entendimento dos usuários.

Para sanar este problema de uma vez por todas, abaixo explicamos de uma forma bem fácil de entender o que é internet banda larga para você nunca mais ter dúvidas!

Está curioso para saber? Acompanhe conosco e saiba o que é e bem como identificar uma conexão de banda larga daqui para frente:

Afinal, o que é Internet Banda Larga?

Internet é uma palavra que define um conjunto de redes (e computadores) conectadas mundialmente, por meio do qual se faz a troca de dados e informações.

Banda larga já é outro termo que serve para caracterizar o tipo de internet.

internet-banda-larga-fibra-optica-voa-telecom

Isto porque não existe somente um: há internet via ondas de rádio (no caso, funcionando por sinais captados por espécies de “antenas”) e internet móvel (que, neste caso, não é de capacidade tão alta, geralmente a cobertura 3G – em que o sinal vem “sem fio” pela operadora – utilizada nos smartphones para o básico) também.

A diferença, além da forma como naturalmente a conexão ocorre, é que a banda larga caracteriza conexão melhor e mais estável, com baixa ou nenhuma queda de sinal, ao contrário da discada – que ocupa a mesma linha telefônica que você utiliza para suas chamadas e costuma ser bem mais lenta, já que os dados demoram mais para trafegar.

Ter banda larga em casa é o mesmo que ter uma internet que não depende de ocupar a linha de seu telefone para funcionar, que não precisa de discagem (você em geral fica conectado 24 horas, sem interrupções) bastando ligar o computador em que esteja o cabo pelo qual o sinal é transmitido para acessar o que quiser.

Quais as vantagens?

Em geral, a conexão banda larga só exige uma breve configuração inicial para funcionar, que você não precisa repetir toda vez que for acessar a internet, se tornando muito mais prática e rápida.

internet-banda-larga-fibra-optica-voa-telecom

E mais: conectando um roteador (aparelho que “distribui” o sinal pela casa) na base de funcionamento de sua banda larga, é possível ter a mesma qualidade de acesso em um notebook, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel que rastrear a conexão wi-fi e tiver a senha que você definir para estar conectado à mesma rede.

A que vou ter direito quando contatar um serviço de internet banda larga?

Isto vai depender um pouco do pacote contratado, mas em geral a velocidade é bastante superior (mínima de 128 Kbps, enquanto a discada tem no máximo 56 Kbps, que são unidades próprias para medir a rapidez), permitindo download (quando você baixa um arquivo da internet, por exemplo) e upload (quando você faz o contrário, enviando um arquivo) bem mais fáceis.

Ou seja, você vai ter direito a uma internet de alta velocidade, que seja compatível com o plano assinado e a tecnologia escolhida, com custo x benefício muito maior.

A internet discada apresentava convencionalmente uma cobrança por pulsos telefônicos – sendo que em alguns horários, como de madrugada, se tornava mais barato o acesso – tal como ocorre em uma ligação, por exemplo.

Já na internet do tipo banda larga, este tipo de preocupação não existe. Por um plano geralmente fixo – que você pode escolher junto a uma empresa de confiança e ajustado às suas necessidades – há acesso liberado o tempo todo, por um valor mais previsível e que cuja cobrança não depende do horário em que utilizar.

A VOATELECOM, por exemplo, coloca ao dispor de seus clientes internet por meio de fibra ótica de alta velocidade, ótima qualidade e com atendimento diferenciado, inclusive oferecendo lojas físicas nas cidades em que atua para que o cliente possa adquirir serviços presencialmente, tendo total atenção e explicações de um funcionário do estabelecimento.

E então, você já utiliza internet banda larga?

Tem dúvidas se está fazendo uso do melhor plano e deseja conhecer opções ideais para o seu perfil?

Que tal falar conosco e verificar o mais adequado para você?

Os comentários estão encerrados.